O que significa mitologia grega
Mistura de poesia e formas de pensamento, os mitos ajudavam os gregos a compreender o Universo e a condição humana. Muitas dessas lendas da mitologia grega ainda causam fascinação nas pessoas, atualmente. Um outro objetivo priorizado pelos gregos, ao criar os mitos, era o de preservar a memória histórica do povo.
Por meio dos mitos, os gregos buscavam respostas para os problemas e dúvidas do dia a dia, procurando se comunicar com os deuses. E, como há três mil anos não havia explicações científicas para os fenômenos da natureza, acontecimentos históricos, fatos políticos, econômicos ou sociais, era bastante comum que fossem criadas histórias que trouxessem algum significado, sendo transmitidas, principalmente, por meio da literatura oral. Para sanar seus questionamentos, os gregos consultavam os oráculos. A transmissão de respostas era feita por sacerdotisas conhecidas como pitonisas. Um oráculo bastante famoso foi o de Delfos, do deus Apolo.
O conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas dão origem à mitologia grega. Essas histórias têm como principais fontes a “Teogonia” de Hesíodo e a “Ilíada e Odisseia” de Homero, ambas escritas no séc. VIII