O que fizeram para enfermagem
Publicado em 1968 pela própria Wanda Horta "Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais".
TEORIA DE ENFERMAGEM POR WANDA HORTA
A Enfermagem busca o aprimoramento dos conhecimentos embasados na ciência, portanto, desenvolveu conceitos e teorias visando a explicação de seus eventos referentes ao universo natural.A teoria não diz como agir, mas diz o que acontecerá atuando-se de uma certa maneira, sendo um guia para coleta de fatos, na busca de novos conhecimentos e que explica a natureza da ciência.
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
A teoria se apóia e engloba leis que regem os fenômenos universais. Fundamenta-se na teoria de Necessidades Humanas Básicas de Maslow e Mohana. Homeostase ou Homeodinâmica: todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres. Adaptação: todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manter em equilíbrio. Holismo: o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada um. Assistir em enfermagem: é fazer pelo ser humano aquilo que ele não pode fazer por si mesmo. É ajudar e auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se autocuidar. Orientar e ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais. Necessidades Humanas Básicas – São estados de tensões, conscientes ou inconscientes, resultantes dos desequilíbrios homeodinâmicos dos fenômenos vitais. Em estado de equilíbrio dinâmico, as necessidades