O que faz um engenheio de produção

841 palavras 4 páginas
E o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção e peca fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional e requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho.

A Engenharia de Produção destaca-se por estudar conceitos e aplicações práticas do processo da engenharia. A globalização e a consequente fragmentação das etapas produtivas são questões que interessam a este profissional. Porém, a linguagem utilizada pelo engenheiro de produção para entender e lidar com os problemas é o bom e velho cálculo. Faça o nosso teste para saber mais sobre a engenharia de produção e decida se esta é a carreira que você deve escolher.
O Engenheiro de Produção

Ainda segundo a ABEPRO, o Engenheiro de Produção deve ter uma sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humana, em atendimento às demandas da sociedade.

Especificamente, ele deve possuir habilidades e competências que capacite o futuro profissional a:

- Dimensionar e integrar

Relacionados

  • Engenharia Ambiental
    14907 palavras | 60 páginas