O que faz brasil, Brasil?
O livro nos permite analisar o Brasil a partir de uma visão mais ampla, ou seja, considerando aspectos culturais. Levando sempre em consideração a localização e a maneira como as pessoas agem em diferentes tipos de situação. O que define um estilo, um modo de ser, um jeito de existir que define exclusivamente o “jeitinho” brasileiro.
Sendo assim os homens e a sociedade se definem por seus estilos e seu modo de fazer as coisas e a condição humana é que determina as coisas. “Trata – se, sempre da questão da identidade. De saber quem somos e como somos; de saber por que somos”.
Só que na maioria das vezes, o Brasil é visto e analisado de acordo com a sua classificação e os dados estatísticos são os que nos acabam definindo lá fora.
O autor em O que faz o Brasil, Brasil, aborda diversos temas que levam o leitor a fazer uma reflexão sobre si mesmo como brasileiro em meio a um país cheio de preconceitos e realidades diversificadas.
Cada cultura se constrói de acordo com a sociedade da qual ela pertence, ou seja, mesmo que indiretamente, diz grande parte do que cada indivíduo é. São hábitos e costumes apresentados pela sociedade que nos fazem seguir supostos perfis que são comuns em cada cultura.
Para definir uma grande nação como o Brasil é preciso analisar cada informação e saber qual importância dar à mesma segundo DAMATTA, os dados estatísticos não são a melhor forma de classificar a identidade de um povo, pois somos vistos apenas como uma coletividade, e acabam definindo país de uma forma quase superficial.
De acordo com ele é através de um dos costumes mais populares do Brasil, (o carnaval) que o brasileiro faz a inversão do mundo e de papéis. Que é vista como um ponto positivo para a sociedade, pois substitui a rotina desgastante do trabalhador pela dança e harmonia dos movimentos coletivos.
Essa capacidade singular do povo brasileiro vítimas de um sistema perverso e desigual marcado pela hierarquia, nos permite através do Carnaval