O que faz brasil, brasil? cap. 1
O autor é considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais brasileiras, DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?.
O autor começa a obra com uma analise da questão da identidade brasileira. Explicando no inicio do livro o título, expondo as diferenças entre brasil com “b” minúsculo que é um tipo de madeira, algo sem vida que não pode se reproduzir como sistema e o Brasil com o “B” maiúsculo é país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar. Mostrando que o “jeitinho malandro” (de conseguir coisas, perante a lei) é aceito no nosso sistema. Nesse primeiro capítulo o autor descrimina muito bem as diferenças da palavra BRASIL (com “b” minúsculo e com “B” maiúsculo), e quando o mesmo expõe sobre o “jeitinho malandro”, mostrando o que realmente acontece no nosso sistema.
No segundo capítulo DaMatta discute sobre a casa, a rua e o trabalho, explicando como acontece o ciclo, e falando o real valor de cada uma dessas palavras. Quando o autor trata da casa, ele não fala da estrutura física, e sim de um espaço profundamente totalizado numa forte moral. Uma dimensão da vida social permeada de valores e de realidades múltiplas. A rua é o fluxo da vida, com suas contradições, durezas e surpresas, está certamente na rua, onde o tempo é medido pelo relógio e a história se faz acrescentando evento a evento numa cadeia complexa e infinita. Sendo que as regras na casas podem ser quebradas facilmente, mas na rua se você as quebras, vai sofrer punições severas do estado. Mas, além disso, tudo, a rua é um espaço que permite a mediação pelo trabalho o famoso “batente”, nome já indicativos de