O que aprendemos com essa cartilha
Nosso objetivo é orientar e ajudar a tornar nossas comunidade e escola mais conscientes dos direitos infantis, como parte da responsabilidade social. Esse instrumento pode motivar a participação na construção da cidadania e disseminar conceitos que, cada vez mais, passam a fazer parte do dia-a-dia da sociedade.
O QUE GOSTARIAMOS QUE O CIDADÃO APRENDESSE COM A CARTILHA?
Com essa cartilha, visamos alertar sobre os problemas de violência (físico e psicológico ) que sofrem as crianças no decorrer de suas vidas.
O QUE FAZER?
Alertar a população sobre os problemas de violência infantil (físico e psicológico )que sofrem as crianças no decorrer de suas vidas.
COMO FAZER?
Promover palestras educativas para a comunidade e escolas como uma alternativa eficaz para abordar temas comportamentais, inclusive sobre o tema violência infantil que inclui principalmente respeito às crianças.
VIOLÊNCIA INFANTIL
A violência Infantil é um problema que atinge, infelizmente, muitas de crianças. O maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte das pessoas que as rodeiam (pais, parentes e professores, por exemplo)Os agressores põem em causa o bom desenvolvimento da crianças. Este, por vezes, deixam as crianças sem comer durante um dia, fecham a criança sozinha num sitio escuro, agridem as crianças psicologicamente com palavras que causam danos psicológicos e fisicamente utilizando agressões, queimaduras ou abuso sexual.
Morte de crianças por maus-tratos Como vimos anteriormente à violência infantil inclui violência física, psicológica, discriminação, negligência e maus-tratos. Esta vai desde abusos sexuais em casa a castigos corporais às lutas de gangs entre as crianças; do infanticídio aos chamados “crimes” de honra.
O QUE FAZER:
A melhor forma de tratar do problema da violência contra as crianças é impedir que aconteça,” diz o professor Paulo Sérgio Pinheiro, perito