O QUE ALGUÉM DEVE FAZER PARA SE REFUGIAR NO NOME DE JEOVÁ
JÁ TEVE alguma vez que se refugiar debaixo de uma ponte por causa de um forte temporal ou uma chuva de granizo? Uma ponte talvez seja uma boa proteção no caso de um temporal ou uma chuva de granizo, mas provavelmente não protegeria contra um tornado ou furacão.
Aproxima-se um tipo de temporal diferente — que ameaça a própria existência da raça humana. Trata-se de um simbólico “dia de tempestade”. Esse “grande dia de Jeová” afetará toda a humanidade. Mas é possível encontrar o necessário refúgio.
(Sofonias 3:12) E hei de deixar remanescer no teu meio um povo humilde e de condição humilde, e eles realmente se refugiarão no nome de Jeová.
Como encontrar esse refúgio no iminente “dia da fúria de Jeová”?
Podemos buscar a resposta na história do povo de Deus no passado.
Quando a infiel e apóstata nação de Judá foi condenada houve um “Grande dia de Jeová”
Os babilônios, comandados por Nabucodonosor, ameaçaram Judá e sua capital, Jerusalém. Os judeus haviam buscado ajuda no “refúgio da mentira”, isto é, sua aliança política com o Egito. Não obstante, como uma devastadora saraiva, os babilônios arrasaram esse “refúgio”. — Isa. 28:14, 17.
O grande dia de Jeová que atingiu Jerusalém foi um prenúncio da execução do julgamento que o inteiro sistema de Satanás sofrerá nos nossos dias.
Como o povo de Deus pode refugiar-se já agora neste tempo do fim?
Encontramos refúgio espiritual por ‘pensar no nome de Deus’ com devoção e prestar a Jeová um serviço zeloso.
Mas, basta apenas pensarmos no nome de Deus como alguns fazem.
(Rom. 10:13) “Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.”
A salvação ao nosso alcance não se limita a encontrar um refúgio espiritual. Promete-se a salvação literal para o povo de Deus.
No tempo de da destruição de Jerusalém de 70 EC, a salvação significou acatar o conselho de Jesus de na hora indicada, fugir da cidade e das cercanias e humildemente aguardar.
Como