O Príncipe Maquiavel
1) Qual a relação entre a situação da “Itália e a obra de Maquiavel?
A Itália estava fragilizada e instável devido a fragmentação do poder, que era dividido em vários principiados autônomos. Em consequência disso, tornava-se alvo fácil para invasão de povos estrangeiros. Percebendo isso, Maquiavel propõe a unificação da Itália sob o comando de um príncipe com virtude. Então escreve sua mais conhecida obra: “O príncipe”, que trata sobre princípios políticos e virtudes que um príncipe deve ter para conquistar e manter o poder, aspirando que um dia o príncipe que seja dotado destas qualidades possa unificar a Itália.
2) Qual a importância da figura do príncipe?
Segundo Maquiavel, o príncipe deve ser dotado de virtude e pulso firme, tomando atitudes necessárias para manter o poder e defender seu povo, mesmo que para isso seja necessário o uso de condutas imorais como a crueldade e trapaça ( Os fins justificam os meios ). Deve usar também, seu conhecimento e estratégias advindas das experiências da superação de obstáculos para chegar ao poder; Para conquistar outros reinos; Prevenir possíveis conspirações internas contra seu reinado; Defender seu reino contra a invasão de povos estrangeiros e manter a submissão daqueles que o ajudaram em sua ascensão.
Um príncipe que adota estes conceitos, irá manter-se no poder e trará a prosperidade para seu reino e seu povo, eis a importância do príncipe.
3-4) Segundo Maquiavel, toda cidade está dividida em dois desejos opostos. Quais desejos são esses? Explique-os; Qual é segundo o autor, o ponto de partida, a finalidade e a lógica politica?
Os desejos opostos referem-se ao desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser não ser oprimido nem comandado. Esta oposição demonstra que a comunidade de uma cidade não é homogênea, sendo assim, constituída de vários conflitos internos, necessitando de um poder superior que possa unifica-la e lhe dar identidade. Então, são destas lutas e