O profissional assistente social como diferencial no enfrentamento ao assedio social
O Profissional assistente social como diferencial no Enfrentamento ao assédio social
Aluna: Kamille Pereira de Rezende RA: 3920785186 Palestrante: Irene Crivelaria Silva
Campo grande 2012
O uso deliberado de força e poder contra uma pessoa, grupo ou comunidade que causa danos físicos, mentais e morais através de poder ou força psicológica gerando uma atitude discriminatória e humilhante. Em sua maioria, impera em um ambiente de excessiva competitividade, sustentados por relações hierárquicas assimétricas e desiguais, que gera rivalidade entre funcionários, O assedio ocorre independente do sexo, idade, cor e cargo, Qualquer pessoa pode ser vitimizada.
O assédio moral é caracterizado pelo comportamento abusivo no local de trabalho, ocorre de maneira freqüente e intencional por meio de atitudes, gestos ou palavras que possam de alguma formar ferir.
Agressões são sutis e difíceis de caracterizar. Em todo assedio moral há sempre humilhação, há intencionalidade de prejudicar ataques com repetição sistematizado. Todo assédio é discriminatório, atua no psicológico e no emocional, é feito de norma oculta, dúbia e maliciosa dando margens a diversas interpretações
Tipos de assédio moral
Vertical
Descendente ( chefe x funcionário)
Ascendente ( Funcionário x Chefe)
Horizontal
Novos x Velhos
Grupos x Chefias
Geralmente o assédio moral é praticado por chefes ou encarregado de setor, as vezes, cumprindo ‘determinação superior’ com entendimento equivocado dos objetivos a serem cumpridos, ou, agindo por conta própria.