O proficional da controladoria
A Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa. Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções.
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerado um órgão de staff, ou seja de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.
A controladoria se apóia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.
O profissional da Controladoria
Beuren (1998) explica que o processo de gestão deve alicerçar o processo decisório, no sentido de contribuir para a eficácia no desempenho da organização. No referido processo está contemplado o planejamento estratégico e operacional, de execução e controle. Conduzir esse processo apoiando, já que não é sua atribuição dirigir a organização, é função do profissional corporativo denominado controller.
No final da década de 1970, uma publicação como a de Kanitz (1977) destacava que os primeiros controladores foram recrutados entre os homens responsáveis pelo departamento de contabilidade ou então pelo departamento financeiro da empresa, deixando bem claro que a Controladoria não é apenas um administrar do sistema contábil da empresa. Por isso os conhecimentos de contabilidade ou finanças não são únicos, embora sejam fundamentais, para o desempenho de tal função.
Figueiredo e Caggiano (1997) mencionam que o campo de atuação dos profissionais de Controladoria requer