O PRODUTO
A matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: ecológico. Em tempos de aquecimento global, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por não poluir. Mas as vantagens não são apenas para o meio ambiente, são também para o conforto, para a estética e o mais interessante, para o bolso.
O TIJOLO ECOLÓGICO é muito mais do que um simples tijolo que preenche a estrutura de uma parede.
Ele é um tijolo produzido a partir de um material chamado 'solo-cimento', ou seja, uma mistura de terra, cimento e água. O solo utilizado é do tipo arenoso, amplamente encontrado em nossa região. O solo não deve conter composto orgânico. É possível ainda utilizar em sua composição o resíduo moído de material de construção.
O solo-cimento, é conformado em prensa hidráulica, dando ao tijolo ecológico sua forma.
Com suas características físicas ele proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza campal, fazendo com que sua casa se torne um local gostoso, relaxante e seguro. Por eliminar o desperdício de material típico de uma obra comum, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra, o método do tijolo modular permite a realização do sonho de construir a casa própria rapidez e menor custo.
O tijolo é ecológico porque diferentemente do tijolo convencional não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de dez árvores para a fabricação de mil tijolos. Sem lenha também não há fumaça e, por conseqüência, não há emissão de gases de efeito estufa. Além disso, sua composição é formada por terra, água e cimento.
Após a conformação, o tijolo ecológico permanece umedecido durante vários dias, para que ocorra a 'cura' do solo-cimento, com o consequente endurecimento do tijolo.
Após o período de cura, o tijolo ecológico está pronto para transporte e uso na obra.
Com 3 formatos diferentes: tijolo