O processo industrial no brasil
Atualmente o Brasil faz parte de um país considerado industrializado. Apesar de terem conseguido alcançar certas metas no crescimento econômico, não são boas as condições oferecidas a sua população. Grande parte da população desses países continuam excluídas da participação da renda conseguida através do crescimento econômico.
O crescimento desses países não ocorreu de forma espontânea. A intervenção do estado foi responsável pela base estrutural dos setores de energia e transportes, pela legislação trabalhista, pelas políticas fiscal e cambial e pela produção direta, através de empresas estatais. Tomadas um conjunto essas medidas tornaram-se a base para entrada de economia dos países subdesenvolvidos.
O novo estágio de desenvolvimento nos setores de transportes, comunicação e informação acabaram unindo locais isolados e permitindo o surgimento de uma industria global. Criou-se uma mundialização não só de mercado, mas também de produção. O que não se produz numa certa região, é buscado fora dela. Isso, também requer, uma ampliação do mercado, que de regional passa para nacional ou mundial.
Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas