O Processo De Uma Grande Reportagem22
491 palavras
2 páginas
‘O Processo de uma Grande Reportagem, segundo Eliane Brum’.Grandes Reportagens – Professora Cleofe
Jornalismo Noturno/Vila Olímpia – 7º Semestre Bruna Padilha
Marina Rodrigues
Mayara Carlis
Vanessa Iraty
O Processo de uma Grande Reportagem, segundo Eliane
Brum
O desenvolvimento das grandes reportagens, segundo a jornalista Eliane
Brum, envolve o processo de ouvir o entrevistado, desligandose de quaisquer sentimentos e preconceitos para tornarse um verdadeiro ‘escutadeiro’ de histórias, termo utilizado pela própria autora em suas recentes entrevistas.
Ainda de acordo com Brum, fazer uma reportagem implica em se deixar possuir pela história que é do outro, exigindo um gesto profundo de entrega em direção ao desconhecido.
Durante a sua entrevista no programa, a autora escolhe duas das dez grandes reportagens que escreveu no livro “O olho da rua” para mostrar um pouco do processo e de vivência que um jornalista deve ter para dar voz aos personagens e a suas histórias. A primeira reportagem escolhida fala sobre o nascimento e o processo que as índias parteiras do Amapá passam e a última discute uma morte por câncer em São Paulo. Seu trabalho, segundo a própria jornalista, é ir atrás daqueles que não são ouvidos, uma busca por aquilo que é tão comum aos olhos da sociedade que ninguém documenta, ou seja, ela possui visão para pequenos fatos que são despercebidos por outros jornalistas.
“O repórter é um escutador de personagens externos, e quando fazemos uma grande reportagem somo escutadores internos. Tu precisa se esvaziar para entender a realidade do outro, eu tinha que entender, mas só consegui compreender as reportagens quando percebi que para as parteiras a floresta era um corpo feminino. Elas nasceram no ventre da Amazona, eu tinha que ficar quieta e escutar, tinha que me deixar