O processo de trabalho e saúde de trabalhadores: garis coletores de lixo (trabalho interdisciplinar)
CAMPUS MOSSORÓ
ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Clarisse Rebouças de Souza
Jackeline Gilcienia Duarte Sena
Laizy Michelly Ferreira Hipólito
Sabrina Fernanda de Souza Goes
Sonia Sonieide Cabral da Silva¹
Thiago Costa²
O PROCESSO DE TRABALHO E SAÚDE DE TRABALHADORES GARIS COLETORES DE LIXO. 1 RESUMO
No passado, as mercadorias eram a recompensa dos trabalhadores, como troca de favores. O homem trabalhava para produzir o que consumia, sem exigir documentações e comprovações de experiência de trabalho.Com o início da industrialização(século XVIII e XIX), surge o trabalho formal, definindo-se as tarefas e a remuneração devida e logo após, no século XX, o contrato de trabalho, com regras e deveres dos trabalhadores. As primeiras classes trabalhadoras foram classificadas em cargos, funções, atribuições e salários. A insatisfação dos trabalhadores à respeito das mínimas condições de segurança e higiene oferecidas levaram-nos a um movimento repetitivo, danificando a saúde e submetendo-se a vários riscos de trabalho.
Na atualidade, a saúde do trabalhador não é dessemelhante às décadas passadas, pois estão também expostas no processo saúde-doença, o trabalho precário, carga horária e trabalho sem carteira assinada. Esse tipo de trabalho torna as atividades perigosas para a mão de obra e estão expostos a riscos.
Palavra Chave: Trabalho, Saúde e Doença.
2 INTRODUÇÃO
-------------------------------------------------
A saúde do trabalhador é um tema muito abordado atualmente na sociedade, os donos dos capitais passaram a perceber que este era um fator que influenciava diretamente no meio de produção, destarte passaram a investir mais em recursos de melhoramento, para que estes pudessem tralhar com mais conforto e proteção, fazendo assim com que a produção crescesse.
¹ Alunos do Curso Serviço social – Universidade