O Processo de Globalização
O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1681)
02/12/2010
RESUMO
O objetivo deste paper é pesquisar e compreender a internacionalização da economia e seus processos, fenômeno cada vez mais presente em nosso cotidiano, onde a globalização aproxima mercados proporcionando à todos, o acesso à novas tecnologias, inovações e descobertas. Em que pese os fatores positivos deste movimento com o crescimento econômico e a conseqüente redistribuição de riqueza e renda, há também o reflexo social que barreiras alfandegárias outras quaisquer usadas como medidas protecionistas, provocam em países que tem sua base econômica na exportação, tal como acontece em alguns setores do agronegócio.
A metodologia utilizada neste trabalho foi à bibliográfica, pesquisa em livros, revistas e internet.
Palavras-chave: Internacionalização da economia. Globalização. Agronegócio.
1 INTRODUÇÃO
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração entre diferentes países. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos, de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado. A internacionalização dos mercados, advinda com a globalização, levou as empresas a tomarem decisões no sentido de produção e comercialização internacional. Pode-se observar, atualmente, que a maior parte dos produtos que chegam ao mercado é comercializada internacionalmente ou depende de inúmeros componentes importados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1.TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização, por ser um fenômeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direcionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual.
A