Processo de globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
Por conta dessa concorrência o processo de globalização atingiu a nossa educação, pois a educação de um povo faz com que o país cresça reduzindo o analfabetismo com grandes campanhas de exclusão do analfabetismo no país, assim como novos métodos pedagógicos para se alcançar melhores resultados no ensino tecnológico e na formação de professores.Com a globalização veio à necessidade do país se adequar para conseguir o aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política.
No nosso caso em questão ocorreu a necessidade de grandes mudanças na área educacional com as tomadas de grandes decisões políticas para a redução do analfabetismo. Para os aprimoramentos tecnológicos e na formação de professores que é a base de uma boa educação.
Em fim a globalização como processo de integração mundial