O processo de desenvolvimento dos meios de comunica ao em massa no Brasi MODIFICADO
Comunicação e a Realidade Brasileira
Tales Campagnani Carneiro
Professora: Gláucia Neves
O processo de desenvolvimento dos meios de comunicação em massa no Brasil, em seu contexto político, econômico e social.
A fim de melhor compreender como se deu o processo de desenvolvimento da comunicação de massa no Brasil, primeiramente precisamos de um olhar histórico e conjuntural da colonização do país, visto que diversas das características que permeiam a postura da sociedade brasileira e o comportamento seus indivíduos são advindas dos povos ibéricos. Contudo, há a obrigação de reforçar que tais características obviamente não foram copiadas e integralmente reproduzidas pelo povo brasileiro. Apenas nortearam e serviram de alicerce para, a partir do primeiro contato, desenvolver-se uma identidade cultural e comportamental nacional.
Como descrito de forma científica e pragmática em seu livro "Raízes do Brasil", Sergio Buarque de Holanda afirma que os povos ibéricos possuíam uma mentalidade personalista., dando mais enfoque às características pessoais e, de certa forma, concentrando ideologias, condutas e instituições inteiras em uma única pessoa. Podemos ver nesse aspecto, à luz do pensamento político, o princípio do populismo (e atualmente: neopopulismo) tão intensamente presente na América Latina. A mentalidade personalista era marcada por duas características, a repulsa ao trabalho e a "ética das relações afetivas". Em seguida, o autor constrói a oposição entre essa mentalidade personalista dos povos ibéricos e a "ética do trabalho" que marcava as relações profissionais nos países europeus protestantes. Fica evidente, então, o abismo que havia entre esses dois grupos de povos na Europa e compreende-se melhor alguns traços inerentes ao povo brasileiro até hoje.
O início do desenvolvimento da comunicação de massa no Brasil se deu na virada da década de 50 no século XIX, quando começou-se a profissionalização e a comercialização dos