O Processo de demarcação da Aldeia Suruí Sororó do município de São Geraldo do Araguaia-PA
O turbulento processo de demarcação da terra indígena iniciou-se em 1974. Desde então foram elaboradas várias propostas de delimitação, sendo que nenhuma delas baseada em estudos antropológicos especializados.
Com o decreto presidencial 88.648, de 30 de agosto de1983, homologou-se a demarcação realizada em 1979, de 26.257 hectares. Com o crescimento da população,essa área tornou-se pequena e é grande a dificuldade de ampliá-la,tendo em vista que estar cercada por inúmeras propriedades privadas.Estas já existiram desde os anos 1940,em razão da extração de castanhas e madeiras.
JUSTIFICATIVA Este projeto trata da questão demarcatória de terras da aldeia suruí sororó, onde desde o inicio dos trabalhos de demarcação existiram divergências, quanto ao tamanho da área reivindicada. Vale ressaltar que o nome suruí foi atribuído ao grupo indígena pelo frei Gil Gomes Leitão. Também são conhecidos como suruí do Pará, forma de distingui-los dos suruí de Rondônia. Subtende-se também, que a vida dos índios suruí, era voltada para suas atividades culturais e econômicas próprias, sendo que a agricultura constituía sua principal atividade de subsistência, produzindo grandes roças comunitárias, onde plantavam várias espécies de mandioca, bananas, inhame, batata doce e etc. No que se referem à demarcação, os integrantes indígenas, sobretudo os mais velhos, passaram apontar