o processo de construção das políticas de proteção aos idosos
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5 REFERÊNCIAS 12 Estatuto do idoso / organizado por Paulo Paim. –Brasília : Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 200bril de 2013. 12 http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/0404sintese.shtm acessado no dia10 de abril. 12 LIMA, Cláudia Regina Vieira.Políticas públicas para idosos [manuscrito]: a realidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Distrito Federal / Cláudia Regina Vieira Lima.– 2011. 12
1 INTRODUÇÃO
Brasil um país em desenvolvimento social, econômico e cultural, atualmente está no processo de envelhecimento populacional, que antes parecia características apenas de países desenvolvidos. Para conviver da melhor maneira com essa nova população de cabelos brancos, temos que observar várias articulações a esse fenômeno que se encontram as alterações na dinâmica demográfica brasileira, casais planejando a quantidade de filho com isso acarreta a queda na taxa de fecundidade, produzindo também inclusão de novos arranjos familiares, o aumento da expectativa de vida, trazem em seu bojo novos valores sociais, sendo necessário o conhecimento sócio histórico para implementação de políticas públicas voltadas ao idoso.
A longevidade populacional brasileira percorreu um extenso percurso para chegar aos dias atuais, mesmo assim ainda causa um grande impacto social, governamental e principalmente para a família, instituição tradicionalmente responsável pelo cuidado de seus membros dependentes, crianças, idosos e deficientes. Que ao passar dos anos, vão diversificando o modo de viver e suas estruturas, influenciando sobre como os membros dependentes devem ser cuidados, como nas palavras de Amanda Bosa, pag 150, 2000.
A família deparou-se no