influência dos pais na educação
Família e escola são meios distintos, porém, complementares.
Vale lembrar que é na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem seguidos e limitados.
Temos como objetivo a integração família-criança-escola/educação.
Segundo Carmo (2009), muitos pais não conseguem perceber a importância que tem seu envolvimento no aprendizado do aluno, deixando tudo nas mãos de professores.
Jardim (2006) enfatiza que,
a responsabilidade de educar não pode ser só atribuída à família ou a escola, pois se a família atua de forma profunda e durante mais tempo, a escola oferece condições especiais para influir sobre o educando, pela formação especializada de seus elementos.
Poli (2009) afirma que, os pais são responsáveis pela educação dos filhos e a escola deve ser parceira com os pais na educação das crianças. Os pais não devem delegar para o colégio toda a responsabilidade da educação de seus filhos, mas se aproximar da escola para buscar e incentivar essa parceria.
Algum impacto traumático que a criança venha sofrer em qualquer ambiente social influencia na aprendizagem. Atitudes como corrigir publicamente, expressar autoridade com agressividade, ser excessivamente crítico, obstruir a infância da criança, punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações, ser impaciente, frustram a criança e a deixam com medo de se expressar, medo de sempre estar errado e ser punida por isso.
DESENVOLVIMENTO
FAMÍLIA
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo (RIBEIRO).
Segundo Goes (2009), “a família é um núcleo de convivência”.
A família, sendo base do início de socialização de um