O problema do encontro de dois móveis
CURSO ENGENHARIA CIVIL
O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS
SÃO LUIS-MA
O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS
Trabalho apresentado à disciplina de Física
Mecânica para obtenção da nota parcial.
Professor: João ferreira
São Luís-MA
1.1 OBJETIVOS.
* Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU); * Estabelecer o sistema de equações para o encontro de dois móveis que partam simultaneamente, um de encontro ao outro (na mesma trajetória), em MRU; * Reconhecer que a aceleração é função do ângulo de inclinação da rampa. * Reforçar os conceitos de referencial, velocidade positiva e negativa, posição inicial e função horária no MRU * Verificar experimentalmente o problema do "encontro" de 2 moveis que se movem em sentidos contrários em trajetórias retilíneas paralelas.
1.2 INTRODUÇÃO
Uma questão relativamente frequente no estudo do movimento é a que solicita a determinação do local de encontro de dois móveis. O encontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos, isso nos leva a criar um sistema de equações com as equações do movimento dos móveis. Para o movimento uniforme, defini-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = xo + v.t em que x e xo representam o espaço final e inicial ocupados pelo móvel, v a velocidade e t o tempo. A solução dessas equações fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis.
1.3 CARACTERISTICAS GERAIS
1.31 ESTUDOS DO MOVIMENTO UNIFORME.
No laboratório foi medido o tempo gasto por uma esfera de aço submersa em um fluido e uma bolha formada no seu interior. A presença do fluido faz com que a força de atrito seja compensada pela resistência oferecida pelo fluido. Desta forma, podemos entender o movimento como sendo uniforme. Neste experimento, a bolha e a esfera submersa no fluido são deslocadas a partir de um plano inclinado de 10 graus.
Inicialmente, medimos o