O Principe MAQUIAVEL
A atividade deve ser realizada individualmente e consiste:
a)
na leitura e interpretação do texto citado acima e
b)
em responder as questões seguintes.
Segundo Maquiavel,
1)
O que é o Estado?
Para Maquiavel, o Estado tem que ser real, ou seja, é preciso ver e examinar a realidade do jeito que ela é e não como gostaríamos que fosse. Maquiavel acredita também que o
Estado precisa passar por ciclos de estabilidades e caos, mas a ordem precisa imperar.
Ela deve ser construída pelos homens para se evitar o estado de guerra, mas ela não será definitiva. A ordem é necessária para a política, mas é através da desordem que a sociedade dá um passo à frente.
2)
Quais são os tipos de Estado?
Para Maquiavel existem duas formas de Estado: a república ou o principado
3)
Quais são as características de cada tipo de Estado?
O autor simplesmente ignora a primeira e se atém somente ao principado.
Esses principados podem ser hereditários (um príncipe torna-se rei após a morte do pai) ou novos. Os principados novos podem ser recém criados ou anexados pelo príncipe. Entre os principados anexados pode haver os principados que já estão acostumados com o príncipe anexador (como no caso de um casamento real em que as coroas se unem), ou livre e teve que ser conquistado a força. Essa conquista pode ter sido feita com tropas próprias do príncipe ou com tropas “emprestadas” de outro soberano.
Ou seja, existem basicamente dois tipos de principados, os hereditários e os anexados. Manter um principado hereditário é basicamente simples, pois o príncipe herda além do reino a lealdade dos súditos de seu pai. Já a
conquista e em especial a manutenção de outros principados é mais complicada e requer uma grande virtú por parte do príncipe conquistador.
4)
Qual é a Natureza Humana? Como ela influencia no comportamento do bom príncipe?
De acordo com Maquiavel, a natureza humana é imutavelmente má. Sendo os homens maus, a