EXERCICIO 2 TI
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Pois o passado e uma análise do futuro devem ser sempre levados em conta.
Nesta nova economia, o foco atual das organizações se voltou para os clientes, afinal são eles “que pagam as contas ...” Mas existem outras razões para que isto ocorra, Pois existem clientes que colaboram com a empresa dando retorno da imagem, outros que forçam a empresa a criar padrões de alta qualidade para seus serviços e devem ser considerados.
Cultura organizacional é um item chave para se poder gerir o conhecimento da organização. Alguns fatores e valores culturais devem existir, para se obter uma bem sucedida gestão do conhecimento, Compartilhar o conhecimento deve ser algo natural, porque a cultura é invisível mas muito poderosa e não adianta forçar as pessoas, elas devem ser conquistadas e convencidas a trocar idéias e experiências.
Adotando o modelo dos 4 capitais do conhecimento, Intelectual , Ambiental de
Relacionamento, e Estrutural, desenvolvido pelo CRIE- COPPE, para uma efetiva gestão do conhecimento, Para se monitorar o Capital ambiental é necessário um trabalho de inteligência competitiva que leve em conta variáveis sociais, tecnológicas, econômicas e políticas
Existem várias características organizacionais que predominam nesta nova era do conhecimento e que não tinham valor na era industrial, Trabalho em equipe é muito valorizado pois combina "expertises e visões" diferentes de cada participante sobre um mesmo assunto, o que propicia melhores resultados.
1 2 3 4 5
Pergunta 1
1. Qual dos fatores abaixo é uma característica da Economia do Conhecimento?
a.
O tempo é real. CORRETA
b.
A produção é em escala.
c.
As pessoas são especialistas.
d.
O produto final é tangível.
e.
O espaço e limitado.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. As empresas mais modernas que