O principe maquiavel
TRABALHO DE APS
“O PRINCIPE”
NICOLAU MAQUIAVEL
ANA PAULA ESTEVES RA: B4182E-6
JACQUELINE LIPPI MARTINS RA: B2683F-0
RAFAELE VIEIRA RA: B429IG-1
MAIO/2012
TRABALHO DE APS
“O PRINCIPE”
NICOLAU MAQUIAVEL
Professor (a): Mateus Disciplina: Filosofia
Período: 1º semestre – NP2 Turno: Noturno Curso: Direito
UNIP
Ribeirão Preto - 21 de maio 2012.
QUESTÕES
1) Que relação existe entre a situação da Itália e o príncipe?
Na Itália um período marcado pela instabilidade política, pelas guerras, estando à Itália dividida pelo poder da igreja o domínio da França e da Espanha, configurando um principado misto e hereditário falho. Nicolau Maquiavel tinha a ideia de uma Itália unificada por um príncipe forte, legitimo.
2) Qual a importância do príncipe?
Uma figura centralizada, o príncipe simbolizava a ordem e controle sobre seu povo, eliminando qualquer ameaça a sua polis, organizando esquemas de defesa a seu Estado, tentando dominar outros reinos através de batalhas. Sendo atribuído a ele o poder absoluto para decisões.
3) Segundo o príncipe, toda cidade está dividida em 02 desejos opostos. Que Desejos são esses? Explique-os.
O Desejo do povo, de não se deixar oprimir pelos grandes poderosos, e o desejo contrario, do poder tomar conta de tudo, deixando o povo submisso a eles. A cidade é tomada por lutas internas de poder, que obrigatoriamente, instrui um polo superior que possa se unir, dando-lhe uma identidade.
4) Qual é, para Maquiavel, o ponto de partida para a política?
O ponto de partida para ele é a divisão social, a formação de um sistema teórico que confere a política autonomia em relação à ética. Em especial, o que envolve a ética cristã, uma construção filosófica que, na verdade, lança as bases de uma ética política original. Os parâmetros que envolvem a relação de poder e administração do Estado moderno, tendo a concepção da política humana. Nessas condições, o sistema moral que preside a