O primo Basílio
Erica: Luísa
Mônica: Basílio
Carol: Juliana (empregada)
Taynah: Jorge
Loir: narrador
Personagens: Luísa, Basílio, Jorge (marido), Juliana, Sebastião (amigo).
Jorge e Luísa formam um casal jovem pertencente à burguesia de Lisboa. Convivem com um círculo de amizades formado, o Conselheiro Acácio; Dona Felicidade, que nutre uma ardente paixão por ele; e Sebastião, o melhor amigo de Jorge.
Jorge parte para uma viagem de trabalho. Durante sua ausência, Luísa recebe a visita de um antigo namorado de juventude, seu primo Basílio, residente em Paris. Ele fica admirado com a beleza da moça e a envolve em um jogo de sedução. Eles se, passando a trocar bilhetes e cartas de amor. Tudo que acontece na casa é observado pela governanta Juliana, que sempre procura meios de enriquecimento rápido.
Para fugir dos olhares dos vizinhos, o casal de amantes passa a se encontrarem em um quarto alugado nos subúrbios de Lisboa. O lugar era decadente, mais o chamaram de “Paraíso”, ali, vivem intensas cenas de amor. Com o passar do tempo, Luísa percebe um esfriamento na paixão de Basílio, que passa a lhe tratar com certo desprezo.
Juliana descobre algumas cartas trocadas entre os amantes e passa a chantagear sua patroa. Luísa, cansada e oprimida propõe a Basílio que fujam mais ele se recusa e volta a Paris.
Jorge chega da viagem e Luísa continua sofrendo assédio de Juliana, que exige uma grande quantia em dinheiro para lhe devolver as cartas. Luísa se vê obrigada a conceder à empregada vários privilégios: presentear-lhe com vestidos, deixa seu quarto mais confortável e até chega a substituí-la em algumas tarefas doméstica, sempre escondidas do marido.
Jorge percebe o desprezo de Juliana pelo trabalho e decide demiti-la. Juliana exige o dinheiro da chantagem e Luísa apela para Sebastião. Ele escuta toda a história do adultério e fica horrorizado, mais resolve ajudar à amiga. Vai até a casa de Jorge em um momento em