O primeiro celular no japão
O que é?
Telefone celular é um aparelho que permite a comunicação por ondas eletromagnéticas e também transmite voz e dados utilizáveis em uma determinada área geográfica que se encontra divididos em células (daí o nome celular, de células).
A invenção do telefone ocorreu em 1947 no Laboratório Bell (EUA).
Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, mas, foi no dia 3 de abril de 1973 que Martin Cooper – um pesquisador na Motorola realizou um dos primeiros testes com um sistema celular real. O nome do aparelho era DynaTAC (Dynamic Adaptive Total Area Coverage) e não estava a venda ao público (era somente um protótipo). Assim, todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Em 1976, apenas 545 afortunados possuíam um telefone móvel na cidade de Nova Iorque. Porém, 3700 aguardavam na fila por uma linha. Em 1977, a AT&T Bell Labs testa, na cidade de Chicago, um protótipo de sistema de telefonia celular. Com 10 antenas, a abrangência era de 21 mil milhas quadradas.
Em 1978, o Japão ativa o sistema de telefonia celular e em 1979 amplia a cobertura para 23 distritos de Tóquio. Também em 1978 na Suécia, a telefonia celular entra em operação e em 1983 começou nos Estados Unidos.
Para que serve?
De imediato podemos dizer que é para a comunicação entre as pessoas como um telefone fixo qualquer, mas os pequenos dispositivos já ultrapassaram essa visão. Hoje, mais do que sua função primária (apenas fazer ligações) eles são um centro de entretenimento. Muitos deles servem para conectarmos a internet, para jogos, como localizador GPS e também máquina digital. Existem celulares que são capazes de tirar fotos em melhor resolução que a máquina digital propriamente dita.
Qual a sua importância?
É impossível negar a