O primeiro automovel
O automóvel, tal como o conhecemos hoje em dia, não foi inventado, de repente, por uma única pessoa num único dia. A história do automóvel reflete uma evolução que abrangeu o mundo inteiro. Avalia-se que mais de 100.000 patentes foram registradas até chegar ao moderno automóvel. Entretanto, podemos apontar as primeiras invenções significativas que ocorreram ao longo dessa evolução, a começar pelos projetos teóricos de um veículo a motor esboçados tanto por Leonardo da Vinci como por Isaac Newton
Podemos dizer que o primeiro veículo autopropulsionado surgiu em 1769. Era um triciclo construído para fins militares, utilizando motor a vapor, e foi concebido pelo engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot (1725 - 1804). Foi construído no Arsenal de Paris pelo mecânico Brezin sob a orientação de Cugnot e foi usado pelo exército francês para puxar canhões a uma incrível velocidade de 4 km/h! O veículo tinha de parar a cada 15 minutos para reabastecer o motor. Tanto o motor como o depósito da água eram separados do resto do veículo, ficando na sua parte dianteira. (veja figura acima). No ano seguinte (1770), Cugnot construiu um outro modelo de triciclo, capaz de transportar quatro pessoas.
Durante os primeiros anos da história dos veículos autopropulsionados, tanto os automóveis como os veículos sobre trilhosutilizavam motores a vapor. Porém, esse tipo de motor não era uma boa solução para os automóveis devido ao seu peso elevado. Entretanto, os motores a vapor se mostraram bastante adequados para os veículos sobre trilhos e constituíram o projeto básico das locomotivas. Após Cugnot outros inventores foram responsáveis por outros desenvolvimentos. O francês Onesiphore Pecqueur criou o cambio com engrenagem diferencial.
Em 1789, foi concedida a primeira patente norte-americana de um carro autopropulsionado a Oliver Evans.
Em 1801, Richard Trevithick construiu uma carruagem movida a vapor – a primeira na Inglaterra.
O British Royal Automobile