O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA
EV Manoel Valentim _ I D B do Guarani – Uberlândia – MG
Texto de Leitura: Lv 26: 14 a 20
Texto Áureo: Lv 26: 14
Verdade Central: Obedecer é o melhor caminho.
Glossário:
Septuaginta - É o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego koiné, traduzida em etapas entre o terceiro e o primeiro século a.C. em Alexandria.
Oráculo - Vontade de Deus anunciada pelos profetas.
Torá - Composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia.
Decálogo – Constitui-se nos dez mandamentos dados por Deus a Moisés para o povo de Israel.
Yahweh - A palavra 'Javé' (Yahweh) é uma convenção acadêmica moderna para o hebraico יהוה, transcrito em letras romanas como YHWH, e conhecido como o Tetragrama, cuja pronúncia original é desconhecida. O significado mais provável de seu nome seria "aquele que traz à existência tudo que existe"
Leituras diárias:
Segunda: Lv 26: 14 a 20
Terça: Lv 11:44
Quarta: Oséias 4:6
Quinta: Hebreus 1: 1-2
Sexta: Mateus 21: 28-31
Sábado: I Samuel 15:22
Introdução
O Livro de Levítico (nome grego que aparece na Septuaginta LXX), Vayakrá, em hebraico, isto é: “Ele convocou”, que é uma das primeiras palavras do livro no original hebraico. É de autoria de Moisés conforme Lev 27:34.
O Livro de Levítico é um oráculo divino transmitido a Israel logo depois de serem adotados como povo com quem Deus estabeleceu uma Aliança (Êx 19:5). Fora-lhes dada a Torá, a Lei moral básica; o Decálogo (Êx 20), e a presença de Deus que viera habitar no Tabernáculo recém-construído (Êx 29:43; 40:34).
Em seguida foi concedido o livro de Levítico, de acordo com a promessa que o próprio Senhor havia feito ao seu povo (Êx 25:22), a fim de que servisse de Palavra de orientação segura para o louvor a Deus e para a vida diária em santidade.
Embora o Livro de Levítico não trate exclusivamente dos deveres especiais dos levitas, recebe esse nome porque diz respeito, sobretudo, ao culto de adoração no Tabernáculo, dirigido pelos sacerdotes,