O PODER DAS FIBRAS
Por outro lado, as fibras solúveis formam uma camada superficial suave ao longo da mucosa do intestino delgado e servem de barreira na absorção de alguns nutrientes, atrasando o metabolismo essencialmente dos açúcares e das gorduras. Isto contribui sobremaneira para a estabilização do metabolismo energético, controlando os aumentos bruscos da taxa de glicemia.
Estudos já realizados comprovam também a que a ingestão de fibras solúveis contribui na diminuição da taxa de colesterol.
As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana.
Efeito
Solúvel
Insolúvel
Mastigação
Não altera
Aumenta
Esvaziamento gástrico
Diminui
Diminui
Saciedade
Aumenta
Aumenta
Absorção de nutrientes
Diminui
Diminui
Mobilidade
Não altera
Aumenta
Tempo de trânsito
Aumenta
Diminui
Peso das fezes
Não altera
Aumenta
Número de evacuações
Diminui
Aumenta
Constituição das fezes
Altera
Altera
Pressão intraluminal
Não altera
Aumenta
O termo Fibras Alimentares ou Fibras Dietéticas é uma denominação genérica incluindo uma grande variedade de substâncias.
A passagem das fibras dietéticas pelo trato digestivo resulta em diversos efeitos fisiológicos importantes para a saúde do ser humano.
No entanto, nem todas as fibras atuam da mesma forma. As fibras alimentares compõem-se fundamentalmente de duas categorias, tecnicamente classificadas como:
FIBRAS INSOLÚVEIS
A ação fundamental destas fibras é a aceleração do trânsito intestinal. Isto se deve à extrema capacidade de retenção de água destas mesmas, pois, absorvendo a água disponível, aumentam em volume distendendo a parede do cólon e facilitando a eliminação do bolo fecal.
Interessante ressaltar que ao absorver a água, estas fibras absorvem também eventuais