O PIB Negativo Significa Que O País Produziu Menos Riquezas No Período
A queda do PIB representa para investidores que é um país que não é confiável para investimento, quando há a queda de PIB representa uma falta de consumidores (atrelada a ideia de desemprego) com isso, muitas empresas não investem na economia deste país pois ele não representa um consumidor de sua empresa. O PIB representa assim “termômetro” para medir o desempenho da economia.
Essa crise foi provocada pela queda na indústria, desempenho negativo da construção civil, o setor de comercio também não teve aumento (incluindo transportes, armazenagem e correio), queda das importações, queda das despesas e de gastos familiares (por conta de aumento de inflação, aumento de juros, falta de crédito, falta de emprego e diminuição de renda ao longo do período).
O PIB negativo casou a atual recessão e afeta a vida de todos os brasileiros. É comum vermos atualmente nos noticiários varias pessoas que perderam o emprego adquirido a anos por conta da “crise” isto seria a consequência mais comum de um PIB negativo. Com o aumento do desemprego isso acarretaria outro problema: a insuficiência de poder para se enfrentar a crise econômica sem a ocorrência de demissões. Alta taxa de desemprego, índices de falência e queda da produção e do consumo são as consequências sociais mais comuns de um PIB negativo.
Para sair dessa recessão deve existir um movimento consistente de retomada em todos os indicadores econômicos como taxa de desemprego, vendas no comércio, produção industrial, sendo que todos precisam de recuperação.
Em minhas pesquisas encontrei a seguinte frase do economista Paulo Picchetti da FGV: “A recessão começou sem ser possível enxergar os mecanismos que vão levá-la ao fim. Não há instrumentos de política