O tal do pib
¬ Lição nº2: O tal do PIB
Publicado em Lições de economia, tagged aulas de economia, cálculo do PIB, como entender a economia, como medir o PIB, componentes do PIB, emprego, exportações,gasto público, importações, importância do PIB, investimento, lições de economia, o que é pib, pib, Produto Interno Bruto, recessão técnica em 24/05/2009 | 8 Comentários »
PIB (Produto Interno Bruto), em linhas gerais, é a riqueza produzida por um país em determinado período, geralmente em trimestres, com um fechamento no fim do ano.
Imaginemos que a riqueza produzida por um país seja de R$1.000. Esse valor nada mais é que a quantidade de geladeiras, fogões, alimentos, computadores, carros, serviços diversos etc, multiplicados pelos seus respectivos preços. Essa é uma forma de se chegar ao PIB. Por obviedade, o método estatístico utilizado pelo IBGE para encontrar o tamanho do PIB é bem mais complexo e não nos cabe aqui tentar entendê-lo.
Podemos tentar compreender a mensuração do PIB de outra forma que, a meu ver, é mais interessante pro nosso propósito. A questão é: quem gastou dinheiro, comprou, essas mercadorias no valor de R$1.000? Podemos chegar a esse valor se descobrirmos quem comprou a riqueza produzida na forma de mercadorias e serviços: famílias, empresas (investimentos), governo (gastos públicos) e estrangeiros (exportações). Ou seja,
PIB = Consumo + Investimentos + Gastos públicos + Exportações
No entanto, a fórmula não está completa, pois temos que contemplar o dinheiro que é utilizado não pra comprar mercadorias aqui, mas sai do país para comprar mercadorias no exterior. Ou seja, isso diminui o nosso PIB e incrementa o PIB de outros países. O nome disso é importação. Assim, a fórmula completa fica:
PIB = C + I + G + Exp – Imp
C (consumo) – consumo das famílias
I (investimentos) – consumo das empresas de outras empresas
G (gasto público) – consumo do governo
Exp