O petróleo
É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. O QUE É O ÓLEO?
Qualquer pessoa com um senso de observação pode ser descrito o petróleo como um líquido viscoso que variam em cor do amarelo ao marrom escuro ao preto com reflexos verdes. Ele também tem um odor característico e flutua sobre a água.
Mas se você quer saber tudo a ver com o petróleo, esta definição não é suficiente. É necessário aprofundar o conhecimento para determinar não só os seus, mas também as propriedades físicas e químicas de seus componentes.
Como observado anteriormente, o óleo é uma mistura de hidrocarbonetos, compostos que contêm na sua estrutura molecular, principalmente de carbono e hidrogénio.
O número de átomos de carbono e como eles são posicionados dentro das moléculas de compostos diferentes de óleo proporciona diferentes propriedades físicas e químicas. Assim, temos os compostos por um a quatro átomos de carbono de hidrocarbonetos gasosos são aqueles que contêm de 5 a 20 são líquidos, e mais do que 20 são sólidos à temperatura ambiente.
O óleo cru na composição varia muito, o que depende do tipo de depósito a partir dos quais, em média, mas pode-se considerar que contém entre 83 e 86% de carbono e entre 11 e 13% de hidrogénio.
Quanto maior for o teor de carbono relativamente ao hidrogénio, maior a quantidade de produtos brutos pesados com. Isto depende da idade e algumas características dos depósitos. No entanto, verificou-se que entre os mais velhos, são mais hidrocarbonetos gasosos e sólidos e menos líquido utilizado na sua preparação.
Alguns compostos brutos contendo até 30 a 40 átomos de carbono.
Explique para os alunos que a partir da existência do