O petróleo
Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.
O petróleo, ou como pode ser chamado em alguns lugares, óleo de pedra, ouro líquido ou ouro negro, é uma substância oleosa e inflamável, com densidade inferior a da água, de odor característico e coloração variada, que pode ir da cor castanho claro, passando pelo marrom, verde, e chegando até o preto. Algumas vezes pode ser também incolor, mas o mais comum é a coloração escura. Em sua composição carrega uma complexa combinação de hidrocarbonetos- alicíclicos, alifáticos e aromáticos – que pode também conter traços de oxigênio, nitrogênio, íons metálicos – tais como vanádio e níquel – e compostos de enxofre.
Apesar de ser um recurso natural abundante, trata-se de um recurso não renovável de energia, por isto pesquisas para desenvolvimento de outras fontes de energia e extração de petróleo tem um custo elevado e são extremamente complexas.
É encontrado, principalmente, no fundo de oceanos e em jazidas. É originado de restos de fósseis e outras matérias orgânicas, depositados e acumulados há milhões de anos.
Formação do Petroleo
A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
Ele pode ocorrer nos estados: • Sólido – Asfalto • Líquido – Óleo crú • Gasoso – Gás natural
O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de