Atps administração de materiais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM LOGISTICA
PROFESSOR(A) TUTOR (A):
4º SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
– RA
– RA:
– RA
CORUMBÁ-MS
2012
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A atividade de material existe desde a mais remota época através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.
A Administração de Materiais é muito mais do que o simples controle de estoques, envolve um vasto campo de relações que são interdependentes e que precisam ser bem geridos para evitar desperdícios.
A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o continuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.
MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING
O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção.
[pic]
Informação que integra o Sistema MRP.
Elementos do MRP
O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir. Abaixo estão os elementos que interagem com o MRP propriamente dito: • Programa – mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa – mestre de produção, também chamados MPS (Master Production Schedule), é o que orienta todo o sistema MRP. • Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos