O petróleo
O petróleo é uma matéria orgânica formada há milhões de anos. Sua origem é a partir de seres vegetais e animais marinhos mortos ao longo d milhares de anos que foram soterrados por sedimentos e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia). Com a ação do calor, da pressão, dos micro-organismos e do tempo, esta matéria orgânica se transformou em petróleo.
O petróleo é composto principalmente de átomos de carbono, hidrogênio, sobe a forma de hidrocarbonetos, e na maioria das vezes o enxofre contamina-o e deve ser retirado.
A palavra petróleo vem do latim petra, que significa pedra e oleum, que significa óleo.
O petróleo é um líquido oleoso, denso, de cor geralmente escura.
A descoberta do petróleo.
Estamos vivenciando nos dias atuais o grande crescimento na exploração do petróleo, porém esse fóssil foi descoberto ha muitos anos atrás. Estudos arqueológicos mostram que a quase 6.000 A.C ele já era utilizado. Em meados de 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo poderia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, uma rocha sedimentar. Young descobriu que, com recursos da destilação, poderia extrair produtos viáveis para comercialização, como lubrificantes para máquinas a vapor e combustível para iluminação. Então ele patenteou o processo de refino e em 1851 estabeleceu a sua empresa para explorar o petróleo.
Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, popularmente conhecido como Coronel Drake, perfurou o primeiro poço dos Estados Unidos a procura do petróleo, na Pensilvânia. Ele perfurou cerca de 21 metros até encontrar petróleo no dia 27 de agosto, a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera.
No Brasil, as primeiras tentativas de encontrar petróleo datam de 1864. Foi concedida a Thomas Denny Sargent a permissão para extrair turfa, petróleo e outros minerais nas comarcas de Camamu e Ilhéus, na Bahia. Mas