criatividade
"Imaginação é o inicio da criação. Nós imaginamos o que desejamos; nós seremos o que imaginamos; e, no final, nós criamos o que nós seremos". George Bernard Shaw
A criatividade compreende a habilidade de produzir coisas e conhecimentos novos, diferenciando-se da inteligência que pode ser definida como a habilidade de raciocinar e aprender e tem papel de suma importância nos dias atuais, principalmente no ambiente corporativo.
Em tempos de competitividade, quando as soluções precisam ser encontradas de forma cada vez mais intensa, as empresas começam a valorizar o potencial criativo de seus colaboradores. Embora ainda exista resistência, os programas oferecidos para o desenvolvimento da criatividade, sejam em equipes ou individualmente, já começa a fazer parte do dia-a-dia das organizações.
A criatividade é um fenômeno complexo que requer a atenção de todos os que se dedicam à gestão de pessoas, pois essas necessitam encontrar espaços propícios para a expressão de suas idéias e valores. As pessoas necessitam de condições para criar no ambiente de trabalho, o que se daria de uma forma complexa. Não se pode, porém, generalizar e concluir que todas elas, sob as mesmas condições de trabalho, apresentem ações criativas.
Desenvolver a criatividade passou a ser um desafio para a gestão de pessoas nas organizações, pois não existe receita pronta. O esforço requer adoção de políticas organizacionais que valorizem as pessoas, preparando gestores e condições de ambiente favorável a esse desenvolvimento.
Segundo Araújo (2003), criatividade é "uma função psicológica. Tem apenas que ser reativada, reanimada, treinada". Todos nós somos criativos, sem exceção. O que vai diferenciar uma pessoa da outra é a forma