O petroleo e suas propriedades
Como principal fonte energética, o petróleo desempenha papel estratégico na economia mundial. A produção de petróleo pode representar ate 15% do PIB em alguns países.
O petróleo, no estado em que é extraído do solo, tem pouquíssimas aplicações. É uma complexa mistura de moléculas, compostas principalmente de carbono e hidrogênio – os hidrocarbonetos, além de algumas impurezas. Para que haja o aproveitamento energético adequado do petróleo, deve-se submetê-lo a processos de separação, conversão e tratamentos. Por ser uma mistura complexa de compostos orgânicos, torna sua caracterização química uma tarefa desafiadora. Aqui faremos um retrato de onde veio e como descobrimos, os processos para seu refino e onde esta sendo empregado todo o petróleo retirado do subsolo. Também a grande descoberta petrolífera do século, o pré-sal, que veio salvar o mundo de um caos por falta de combustível que nos esperava a alguns anos no futuro. Mostramos também um reflexo deste que foi o maior propulsor do crescimento humano na destruição do planeta. Como já foi dito, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, o petróleo após sua queima em diversos produtos ele volta para a natureza, transformado, matando o que sustenta o homem.
2. Objetivo
O objetivo deste trabalho é mostrar toda historia do petróleo e como ele está ligado as nossas vidas e o é entender a origem do petróleo relacionando-o com a química, mostrando através da química, como ele é formado, do que é constituída, qual finalidade de sua utilização. E entender através de suas formulas moleculares, como são feitas as ligações. É importante que um Engenheiro de produção e outros profissionais relacionados a área do petróleo, tenham esse tipo de informação para que possam em um serviço relacionado com petróleo, utilizar desse conhecimento para poder realizar um serviço com mais eficiência.
3. A história O petróleo era conhecido já na antiguidade, devido a exsudações e