PETRÓLEO, SUAS APLICAÇÕES E PROPRIEDADES
Ensino Médio, Normal e Profissional
PETRÓLEO, SUAS APLICAÇÕES E PROPRIEDADES
Trabalho desenvolvido na disciplina de Química.
Aplicado pela professora Eliane dos Reis Apresentado pelos alunos: André Machado e Eduardo Laguna
N°: 04 e 07 Ano: 3° Turma: B
TOLEDO, 16 de Março de 2010
“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.”
(Friedrich Nietzsche)
INTRODUÇÃO
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo como base para fabricação dos mais variados produtos.
Petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Hoje o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.
História do petróleo no Brasil
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros;