O perigo sobre as redes sociais - previne–se!
Julio César Rodrigues Gomes
Atualmente as redes sociais estão ficando cada vez mais perigosas, os pontos de encontro dos internautas estão se tornando um alvo perfeito para bandidos, as conhecidas “redes sociais”, uma nova porta de ataques para os criminosos.
Chamados de “cyber criminosos”, eles utilizam vários perfis das redes sociais para poderem distribuir diversos conteúdos maliciosos, sendo eles perfis falsos e perfis invadidos, para que possam facilmente induzir as vitimas a clicarem naquele conteúdo impróprio. Os conteúdos variam entre vírus (para acessar todas as informações do microcomputador da vitima) e publicações impróprias (como fotos ilícitas e vídeos ilícitos).
Os motivos de esses atos ocorrerem dentro das redes sociais ficam claros, pois a rede social é o local onde foca o maior numero de internautas, sem contar que e a maioria desses internautas possui a “síndrome do ato compulsivo”, ou seja, possui aquela curiosidade ao clicar em determinado link sem ter conhecimento do que possa ser.
Para ter-se uma ideia, podemos ver que existem milhares de jovens (muitas vezes com idades inferiores a 10 ou 11 anos) que se expõem diariamente na Internet sem quaisquer cuidados. Mais grave ainda, em muitos casos expõem também a privacidade de familiares, amigos e conhecidos, muitos deles chegam mesmo a revelar dados como a sua morada verdadeira, a escola que frequentam, entre outros. Muitos criminosos aproveitam dessas situações, portanto, é muito importante que os pais e responsáveis estejam sempre ao lado de seus filhos nessas situações.
Mas, afinal, como devemos nos prevenir desses perigosos ataques? A resposta é simples, sempre devemos tomar os seguintes cuidados: Nunca devemos clicar em qualquer tipo de link sem obter o conhecimento do mesmo, devemos possuir um ótimo antivírus sempre atualizado (como AVAST, AVG e Outros), evitarmos a utilização de computadores públicos, sempre obtermos uma senha