Principios fundamentais da contabilidade
Os princípios fundamentais da contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade que consiste em apresentar informação estruturada para os usuários.
Princípios X Objetivos
Nunca se deve confundir princípios fundamentais da contabilidade com os objetivos ou com o objeto da contabilidade. Um objetivo é informar os usuários, o objeto é o patrimônio das entidades.
Os princípios são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos ou, às vezes, para melhor entender o que vem sendo pratica há bastante tempo.
Placas de direção
Os princípios são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas com muito maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase sem sinalização. Os princípios fundamentais, na contabilidade, exercem a mesma função. São ‘’guias’’ de direção que, devidamente observaods, vão nos levar aos objetivos desejados.
Bancos de dados
Toda a contabilidade nada mais é que um gigantesco painel de indicadores, no que se refere ao que se refere ao gerenciamento de uma entidade. Entretanto, não se pode nunca esquecer que o próprio sistema de informação é um meio de instrumento, um indicador, por mais importante que possa ser.
A expressão genérica princípios fundamentais da contabilidade engloba conceitos diferenciados e que podem ter hierarquia ou amplitude diferente. Alguns deles nem mesmo são essencialmente contábeis, mas se referem mais ao ambiente econômico ou social em que a entidade atua. Seria uma espécie de postulados, por alguns denominados de postulados ambientais.
O principio da entidade
Por alguns autores considerados como um dos postulados ambientais da contabilidade, esse principio é o inicio de todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da