O Perigo Da Teologia Da Prosperidade
O perigo da teologia da prosperidade digg Estamos vivendo um tempo em que o cristianismo que está sendo pregado por aí é muito mais triunf alista do que realista.
Chegamos a conclusão de que a mensagem da cruz f oi substituída pela mensagem mercantilista do “seja f eliz, custe o que custar”. A cada dia vemos a propaganda enganosa desta f alsa teologia chamada prosperidade, que na realidade nada mais é do que uma mistura de misticismo e positivismo, com as águas e óleos ungidos, af astando-se da mensagem bíblica consistente e f undamentada. A verdadeira prosperidade não é aquela que diz que cristão não sof re, que sempre tem dinheiro, saúde e sucesso. Olhando atentamente as Escrituras veremos que todos os grandes homens e mulheres da Bíblia passaram provações, dif iculdades e sof rimentos. Veja o exemplo de Jesus. Em Hebreus 5:7-9 podemos ler assim:
“Durante os seus dias de vida na terra, Jesus of ereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Embora sendo
Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sof reu; e, uma vez aperf eiçoado, tornou-se a f onte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”. Qual a dif erença entre Jesus é nós? O próprio Filho de Deus passou por lutas e provações. Ele aprendeu no sof rimento. Isso é bem dif erente do que se prega hoje em dia. Nenhuma Teologia jamais f ez tanto sucesso no Brasil quanto à Teologia da Prosperidade.
Alavancada a partir de ministérios neopentecostais e até de alguns movimentos considerados como seitas, essa teologia tem atraído milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em países pobres, onde a f é do povo pode ser mais f acilmente explorada.
Movidos em primeira mão por suas necessidades básicas, mas em seguida por outras motivações não tão dignas, quanto à inveja,