O perfil do profissional contemporaneo
Principais características do trabalhador do século XXI:
Flexibilidade: Formação universal e generalista em detrimento da especialização excessiva. Capacidade de agir de acordo com as situações que se apresentam, atendendo as necessidades do mercado. Flexibilidade adaptativa as novas demandas das empresas do mercado.
Criatividade: Capacidade de processo e utilizar as informações de forma original e inovadora. Habilidade em resolver problemas sem procrastinar ações. Não armazenar grande quantidade de informação.
Informação: Devido à transversalidade dos fenômenos modernos (tudo ligado a tudo); faz-se necessário aumentar permanentemente nossa base de dados. Exigência de educação continuada com atualização e reciclagem.
Comunicação: Habilidade no relacionamento interpessoal (Publico interno e externo). Ampliar a gestão do conhecimento.
Responsabilidade: Responder por seus atos e por aquelas, pelas quais somos responsáveis.
Empreendedorismo: Capacidade de agregar valor ao trabalho, através da ousadia, criatividade e inovação, atributos do empreendedor. Criação de um mundo melhor.
Sociabilização: Entender as diferenças culturais exige flexibilidade cultural para se interagir globalmente. Conviver com idiossincrasias pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Tecnologia: Fundamental ter acesso às novas tecnologias independente da idade que se tenha, do nível cultural e de condição social do individuo.
Atualmente, as empresas que se destacam no mercado estão geralmente estruturadas na inovação, temos como exemplo maior a queridinha do “The Fortune” – a Google Inc. Estruturada em uma política onde a liberdade para inovar é a máxima da empresa (a política “just-try-it” exemplifica bem a abertura aos testes de novidades), a companhia dirigida pelo CEO Eric Schmidt produz lucros invejáveis devido ao seu grande potencial em