O Perfil do Gestor COntemporâneo
Celice Sidrim Aviz
Wanda
Silvia Belém
Ana Kézia Gervásio
RESUMO
A gestão de pessoas está em mudanças constantes, dentro de um mercado competitivo, onde o fator humano está cada vez mais valorizado. É extremamente necessário que os gestores se adaptem mantendo-se atualizados e ativos. O papel do gestor dentro das organizações é preponderante para que estas atinjam suas metas, obtenham sucesso e sejam líderes no mercado em que atuam. Este artigo tem como objetivo instigar uma reflexão sobre a nova postura exigida dos gestores frente a uma concorrência crescente e uma maior complexidade administrativa que solicita a utilização de novos conceitos diante da administração estratégica atual. O texto analisará o perfil exigido do gestor contemporâneo, e indicará sugestões das habilidades que estes devem possuir e desenvolver para satisfazer as necessidades da empresa, e da relação direta com a área de gestão de pessoas.
PALAVRAS – CHAVES: Habilidades, gestor, contemporaneidade.
INTRODUÇÃO
A Era do Conhecimento trouxe grandes desafios para o mundo corporativo. Dentre eles, podemos citar as mudanças evidenciadas na forma de liderar as pessoas. Se antes as lideranças se pautavam em estilos autoritários, hoje as corporações buscam líderes participativos, gestores do conhecimento, flexíveis, intuitivos e com forte espírito de equipe.
Para que o gestor acompanhe com eficiência as transformações econômicas que avançam pelo mundo inteiro é necessário se faz admitir que a mudança no perfil deste profissional seja refletida e adaptada de acordo com a demanda. O foco é o cliente externo e interno. Se os colaboradores têm um ambiente de trabalho harmonioso, tendem a estar satisfeitos e motivados, e podem apresentar reflexos na produtividade. E essa motivação pode, em parte, ser fomentada pelo líder gestor das equipes dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada.
Nenhuma organização pode funcionar sozinha, pois são