O perfil das empresas da cidade do Rio de Janeiro
Com base em pesquisas de campo na área de RH os cariocas também são conhecidos por serem mais humanos e amigáveis.
A região metropolitana do Rio de Janeiro concentra 70% da força econômica do estado e 8,04% de todos os bens e serviços produzidos no Brasil e é o segundo maior pólo industrial do país. Sedia também as duas maiores empresas brasileiras, a Petrobrás e a companhia Vale do Rio Doce, além das Organizações Globo (maior grupo de mídia e comunicações da América Latina), Oi, Tim, Net, Star One (maior empresa de gerenciamento de satélites da América Latina).
Um dos principais fatores que impulsionam o empreendedorismo no Rio além de ele ser o segundo maior pólo industrial do país é ele ser um dos principais pólos turísticos também. Alguns exemplos são o carnaval que impulsiona negócios de pequenos empreendedores durante todo o ano, a transformação das praias cariocas em verdadeiros mercados a céu aberto, onde empresas ligadas ao ramo da gastronomia testam produtos antes de montar lojas físicas.
Alguns fatores que restringem o empreendedorismo são entraves burocráticos com excessivas cargas tributárias (que podem acabar por favorecer a opção pela informalidade nos negócios), elevados custos de financiamento (a taxa real de juro brasileira é a maior do mundo), fatores relacionados às políticas