O Pequeno Príncipe
Objeto:
O objetivo do autor Antoine de Saint-Exupéry era mostrar os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Além de relacionar os ideais morais e éticos que o ser humano é capaz de abdicar.
Objetivos:
• Trazer ensinamentos morais para os leitores;
• Tratar das diferentes questões trazidas durante a vida adulta e infantil;
• Encontrar as diferenças entre uma realidade e uma ficção;
• Expor o pensamento do personagem principal em relação aos problemas do mundo real;
Metodologia: A obra é uma história fabulosa, uma narração alegórica, que encerra verdades importantes e tem como objetivo passar ensinamentos morais de uma maneira lúdica. Encontramos verdades filosóficas, além de ser uma trama narrativa das historinhas, a obra encontra maneiras que propõem significados com tanta “profundidade” como se fosse um tratado de filosofia. O autor vai espertando para o valor das coisas mais simples, esquecidas pelos adultos. Saint-Exupéry é o próprio jovem de cabelos dourados, é assim que ele vê os que cresceram e esqueceram-se da criança que habita dentro de cada um, transformando-se assim em seres estranhos que ele não consegue compreender.
Fontes: O autor colocou em sua obra aspectos da realidade e ficção, expondo fatos que vivenciou em suas viagens e experiências cotidianas.
Principais conceitos utilizados pelo (a) autor (a):
*Ideologia: “As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática.” (p.1)