o parnasianismo
O parnasianismo tinha como característica a falta de emoção no poema, os temas eram baseadas na realidade, Valorização da estética e busca da perfeição, A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético, Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto, Preferência pelos sonetos e Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso.
O modernismo tinha como característica a liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita, A linguagem muda drasticamente e deixa de ser nobre, dando lugar à coloquialidade, espontaneidade e são permitidos até mesmo alguns erros gramaticais.
A semana de Arte Moderna foi feita com o intuito de renovar e transformar o contexto artístico cultural urbano.
Como essa passagem de épocas literárias ocorreu de uma forma basicamente rápida, houve um estranhamento do povo. Eles eram acostumados a ler poemas certinhos, perfeitos, sonetos, com grafia e pontuação totalmente certinha e de uma hora pra outra aparecem poemas com grafias erradas sem rimas e com temas polêmicos. As telas eram pintadas de formas perfeccionistas, coma estética valorizada e sem emoção, quando chegou o modernismo era totalmente o contrario.
Houve aquela contradição, esse choque entre o novo e o velho, entre o que era certo e o que passou a ser certo.