O papel social do esporte
O Papel Social do Esporte
Educação Física
Nome: João Marcelo C. Carvalho Turma: 1004a Data: 20/07/2012
Introdução
A prática da atividade esportiva, voltada para a integração social é uma forma democrática de permitir a todas as classes uma oportunidade de engajamento educacional em parceria com o esporte. O fenômeno esporte, em nosso contexto estudado, está inserido como um forte agente educacional, cultural e para o exercício da cidadania. Milhares de crianças carentes (muitas com condições de se revelarem talentos esportivos) gostariam de ter uma oportunidade para mostrar o seu potencial.
Além de levar inclusão social a diversos jovens e trazer benefícios à saúde de todos, o esporte tem papel fundamental na diminuição do crime, já que ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.
Essas crianças e adolescentes são tirados das ruas por meio de projetos sociais adotado por varias empresas como meio de promoção do bem estar social.
O poder de transformação do esporte fez com que várias dessas empresas o adotassem como forma de melhorar o desempenho e a saúde dos funcionários, pois foi cientificamente comprovado que as atividades físicas desenvolvem a autoestima e consequentemente o rendimento no trabalho.
Esporte como meio de sociabilização
Porem não e necessário um projeto social para que a o jovem procure a prática de um determinado esporte, a necessidade de pertencer a um grupo é muito forte na adolescência e isto pode ser um dos fatores primordiais para os jovens se envolverem com o esporte.
É por meio desse tipo de convivência que se começa a desenvolver amizades ou grupos e tem consequentemente um papel importante no desenvolvimento, tanto psicológico quanto moral e ético de crianças e jovens. Fazer novas amizades, participar de novos