O papel do Supervisor Escolar
O papel do supervisor escolar ganha grande destaque quando o assunto é Formação Continuada, pois é a partir desta formação que o professor continuará de forma sólida e eficiente o seu trabalho. É a partir de uma prática pensada, bem elaborada e atualizada que podemos seguir com um ensino aprendizado de êxito para os educandos, sendo este o principal objetivo da profissão docente.
A formação continuada é para o educador como a força que o mantém “ligado” de fato com a prática do seu trabalho, pois sem essa ferramenta a prática docente estaria à mercê do obsoleto e do insustentável. Esta formação também se faz necessária de forma coletiva, pois diferente de muitas profissões, o educador desenvolve melhor o seu trabalho quando não está sozinho no processo de conhecimento, pois defende um ideal politizado onde é necessário que o grupo esteja unido no mesmo propósito.
A escola, o aluno e todo o grupo escolar têm o mesmo interesse: uma escola que funcione bem! Se a formação continuada é uma ferramenta útil para que isso ocorra, o supervisor escolar será como um elo entre o professor e a formação continuada, contribuindo para esta formação estará diretamente realizando um dos seus papéis quanto profissional e contribuindo para a prática social de forma qualitativa, motivando o professor e buscando as melhores oportunidades para essa formação. Esse momento estará acontecendo em vários espaços na escola como o conselho de classe, reuniões pedagógicas, à hora-atividade entre outros importantes para o “caminhar bem” da escola. Em outras palavras a formação continuada seria como uma bússola para nortear a prática docente e o supervisor escolar como um agente de possibilidades para essa realidade.
Para uma prática bem sucedida é preciso planejamento, saber onde se quer e como se quer chegar. O planejamento Escolar é um momento de grande importância onde o supervisor irá articular e coordenar as questões relacionadas a esse momento. O