O PAPEL DO ESTADO NA GLOBALIZAÇÃO
Elaine Cristina Casado Garcia Fedrigo
Luzia Juliana Dias
RESUMO
Este trabalho apresenta uma breve descrição sobre o papel do Estado na globalização sobre três dimensões: econômica, política e social.
Diante do processo de globalização e do avanço tecnológico, surgem diversas questões a respeito do desenvolvimento do papel do Estado sobre os mesmos, se houve enfraquecimento ou não do Estado nesse paradigma. Há controvérsias diante dos vários fatores que se desencadeou com a globalização, pois se mostrou positiva em vários aspectos, porém negativa em outros, já que o processo de globalização apresenta vários efeitos, seja, no ambiente, na cultura, na política e na economia.
Para entender a globalização e suas implicações no conceito de Estado é imperativo observar todas as dimensões ligadas a ela, bem como os impactos na própria estrutura estatal. Nesse contexto, um olhar delicado sobre as dimensões da globalização encaminha a reestruturação da luta por direitos e dos problemas a serem enfrentados para efetivá-los. Deste modo, tanto as políticas do multiculturalismo como a defesa do Estado como garantidor de direitos revelam-se de suma relevância no momento histórico atual.
Palavras chave: Estado, globalização.
1 INTRODUÇÃO
Freqüentemente se fala de Globalização e os benefícios e/ ou malefícios causados por ela, juntamente vem o questionamento sobre o papel do Estado, se discutindo se houve enfraquecimento ou redução do mesmo.
A globalização, ao lado do avanço tecnológico, vem propiciando mudanças profundas na sociedade que se desenvolve a cada dia e passa do âmbito interno para o universal – isso gerado pelo mercado global, a concorrência global, a cultura global – fazendo com que se altere o comportamento das pessoas, empresas e instituições. Em decorrência disso, nota-se grandes modificações nas relações econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais.
O processo de globalização não é algo