O papel do empreendedor na economia
Abílio Diniz Analisando os vídeos sugeridos pelo professor, percebemos as muitas facetas do empreendedor e as particularidades que se repetem aos que obtém sucesso. Os valores, o foco, a maneira de planejamento e certeza de onde querem chegar, sem ilusões mas com visão de futuro, norteiam os empreendedores.
Desde a ideia de empreender começa o planejamento, o roteiro do que precisa para conseguir. Mais adiante, surgirá a necessidade de um escopo, as etapas que se tornarão, adiante, seu negócio.
Mais do que somente recursos financeiros, o empreendedor precisa pesquisar o campo em que deseja adentrar. Analisar cada fenda por onde pode perder o cliente, cada oportunidade de criar um vínculo, de cativar. A organização e cuidados não podem se ater apenas ao produto. O Marketing pessoal deve ser cauteloso e constante. O cliente precisa confiar em quem irá formar parceiria, neste caso, a empresa.
O empreendedor tem papel fundamental na economia. Independente do nível de seu negócio, o giro que proporciona faz com que toda uma cadeia celular econômica deixe a inércia. Todo comércio é importante e necessário, assim como o são, também, a busca incessante pelo “mais” e a seriedade profissional. O empreendedor não deve nunca se satisfazer com o bom. Deve buscar a cada dia ser melhor que o anterior, estar em constante mudança, trabalhar pela inovação de seu empreendimento e de sua vida empresarial. Acreditar que o dia seguinte será melhor é o primeiro passo para conseguir colocar em prática a ação.
Todo empreendimento exige um nível de dificuldade, que pode variar. O sedentarismo, comodismo frente às adversidades não colocará o troféu nas mãos de ninguém. Para que o sucesso chegue, um longo caminho precisa ser percorrido. Tropeços se fazem importantes uma vez que aprendemos com nossos erros e poderemos corrigí-los mais a frente, ficando mais próximo da meta inicial.
Para empreender,